quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Animação Livros e curtas

A Café Cartum é também uma produtora de animação.
Com mais de 600 animações comerciais e outros títulos culturais em seu portifólio.

Para interessados em animação indicamos alguns títulos bibliográficos e fílmicos:
Dos Livros:

Li dezenas de livros de animação, nos anos 80 e 90 era a 2° melhor opção para se informar sobre o assunto no Brasil ( a 1° era trabalhar num estúdio), pois eram muito raros os cursos.

Dos livros que considero os melhores posso indicar 3 e que valem a pena ler e ter na estante:

Preston Blair trabalhou na Disney, tem no seu portifolio filmes como Fantasia.
Ficou mesmo conhecido pelo seu livro de 1940 e que depois complementou nos anos 80 e 90. Dele quase todos os outros livros de animação seguem a mesma estrutura. Salvo:



Acho que foi escrito nos anos 90 e seu autor foi responsável, entre muitos outros trabalhos, pela animação do Roger Rabitt. Richard Williams é um diretor respeitadíssimo e consagrado. É fácil encontrar o livro nas livrarias do Brasil. Dá até para baixar pela internet. E parece que tem uma versão em espanhol.





Por fim temos o The Illusion of Life. Dos animadores Frank Thomas e Ollie Johnston. 2 dos nove velhinhos da Disney, os animadores que trabalharam desde a Branca de Neve até Bernardo e Bianca.  Ollie Johnston faleceu em 2008 aos 96 anos. Participou ainda de filmes como Os Incríveis e Gigante de Ferro. Mas o livro é sensacional, fiquei sabendo dele em 1984 numa conversa com animadores, levei anos até encontra-lo em 1988, numa versão compacta e consegui adquiri-lo em 1989. Hoje é fácil de encontra-lo nas principais livrarias do Brasil. 



Dos filmes:


Bruno Bozzetto: esse italiano animou nos anos 70 um longa ( que é uma compilação de curtas) chamado "Alegro Ma no Troppo"

A seqüência da música de Ravel é a minha preferida:


https://www.youtube.com/watch?v=t0s4y9M5W8o





Nenhum comentário:

Postar um comentário